Drospirenona 3 mg + Etinilestradiol 30 µg (Feminique conti®, Elani 28®) – comprimidos
Tomar 01 comprimido por via oral, 1 vez ao dia, sempre no mesmo horário, todos os dias. Ao término de uma cartela, iniciar a próxima no dia seguinte. Não realizar pausa entre as cartelas.
Orientações para uso:
- Idealmente comece a primeira cartela até o 5º dia do seu ciclo menstrual para ter proteção imediata contra gravidez. Se começar depois desse período ou se não estiver menstruando, é indicado usar também preservativo ou evitar relação sexual por 7 dias até que o método esteja fazendo efeito completo.
- Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar, partir ou dissolver.
- Uma nova cartela deverá ser iniciada logo após o fim da cartela anterior, independente da ocorrência ou não de sangramento.
- O uso deste anticoncepcional não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), então o uso de preservativo continua sendo importante.
- A maioria das mulheres (8 a 9 em cada 10) apresenta um padrão de sangramento favorável com o uso de anticoncepcionais: não sangrar, sangrar de forma mais espaçada (a cada 2–3 meses) ou sangrar apenas uma vez por mês. Essas mudanças são seguras, não oferecem riscos à saúde e, para muitas mulheres, representam uma vantagem adicional do método.
- Nos primeiros meses, podem ocorrer sangramentos de adaptação durante o uso dos comprimidos. Esse quadro é geralmente temporário, tende a melhorar com o tempo e não compromete a eficácia do método na prevenção da gravidez. O corpo costuma se adaptar em até 3 a 6 meses, quando a maioria das mulheres passa a apresentar um padrão de sangramento satisfatório. Além disso, podem surgir sintomas leves como náuseas, dor de cabeça ou sensibilidade nas mamas. Em geral, esses sintomas melhoram espontaneamente em até 2 a 3 meses. Caso sejam muito intensos ou persistam, é importante comunicar seu médico assistente.
- Além de prevenir a gravidez de forma eficaz, os contraceptivos hormonais oferecem diversos benefícios para a saúde. Eles podem reduzir as cólicas e o fluxo menstrual, aliviar sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), melhorar a oleosidade da pele e a acne, além de estarem associados a uma diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como de ovário e endométrio.

