Didrogesterona 10mg (Duphaston®, Lumigest®) – comprimidos
10 dias/mês: Tomar 1 comprimido por via oral, 1x ao dia, por 10 dias ao final do ciclo menstrual
14 dias/mês: Tomar 1 comprimido por via oral, 1x ao dia, por 14 dias ao final do ciclo menstrual
Orientações para uso:
- 10 dias/mês: Considerando o primeiro dia da menstruação como o D1 (dia 1) do ciclo menstrual, fazer uso de uma dose ao dia, entre o D15 e D24 (entre o décimo quinto e o vigésimo quarto dia do ciclo), preferencialmente no mesmo horário todos os dias. Repetir o esquema no ciclo seguinte. Caso considere mais fácil, pode ser feito uso entre o primeiro e o décimo dia de cada mês.
- 14 dias/mês: Considerando o primeiro dia da menstruação como o D1 (dia 1) do ciclo menstrual, fazer uso de uma dose ao dia, entre o D15 e D28 (entre o décimo quinto e o vigésimo oitavo dia do ciclo), preferencialmente no mesmo horário todos os dias. Repetir o esquema no ciclo seguinte. Caso considere mais fácil, pode ser feito uso entre o primeiro e o décimo quarto dia de cada mês.
- Não mastigar, partir ou dissolver os comprimidos.
- Tomar com um pouco de água, com ou sem alimento
- Essa medicação não é um anticoncepcional, ou seja: é possível engravidar durante seu uso. Caso deseje um esquema que evite gestação, agende um retorno. Até lá, faça uso de preservativo.
- Durante o uso ou ao fim do uso, pode haver sangramento via vaginal (menor ou igual a uma menstruação), sendo que o perfil de sangramento varia entre cada paciente e é imprevisível. Esse resultado é esperado e não deve interferir no uso da medicação. Caso ocorra sangramento aumentado, com sintomas associados, procure o pronto atendimento.
- Se esquecer uma dose, tome assim que lembrar, se estiver próximo da próxima, pule a esquecida e continue o esquema normalmente.
- Em caso de vômitos ou diarreia grave nas primeiras quatro horas após ingestão, considerar como dose esquecida.
- São efeitos colaterais comuns: náusea, dor de cabeça, cólicas, sensibilidade mamária, alterações de humor. A tendência é melhora em 2 a 3 meses. Em caso de sintomas mantidos ou de dores fortes e inchaço nas pernas, dor no peito ou falta de ar, procurar atendimento de urgência.

