Etinilestradiol 3,474 mg (15 µg/dia) + Etonogestrel 11 mg (120 µg/dia) (Exelring®, Livanel®) – 1 unidade
Inserir 01 anel via vaginal, realizando a remoção após 3 semanas (21 dias). Realizar pausa (sem o anel na vagina) por 7 dias. Após, inserir um novo anel.
Orientações para uso:
- Durante a pausa, é comum ocorrer sangramento semelhante à menstruação. Independentemente de ocorrer ou não sangramento, um novo anel deve ser inserido após uma semana de pausa. A ausência de sangramento não significa falha do método, especialmente se uso contínuo.
- Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
- Antes da inserção, consultar as imagens que acompanham o produto com o passo a passo.
- A posição exata do anel não impacta no seu efeito de contracepção, devendo apenas permanecer de forma confortável no interior da vagina.
- A remoção é feita enganchando o dedo indicador no anel e puxando-o ou pinçando entre os dedos indicador e médio. Caso não consiga retirar, procure atendimento.
- O dia de retirada do anel é o mesmo dia da semana no qual ele foi inserido, após 3 semanas. Após uma pausa de 7 dias sem anel na vagina, um novo deverá ser inserido no sétimo dia (coincidindo o mesmo dia da semana da primeira inserção). Ex.: se o primeiro anel foi colocado na segunda-feira, a remoção será feita em uma segunda-feira, após 21 dias, e a inserção do novo anel será na próxima segunda-feira, após 7 dias de pausa.
- Realizar inserções e remoções sempre no mesmo horário.
- O anel pode interferir na colocação dos métodos de barreira via vaginal (preservativo feminino, capuz cervical e diafragma). Por isso, tais métodos não devem ser usados enquanto fizer uso do anel.
- Iniciar uso idealmente no primeiro dia de menstruação ou até o 5º dia do ciclo (haverá proteção imediata para gestação). Se iniciar após o 5º dia do ciclo ou se estava em amenorreia (sem menstruar): iniciar e associar preservativo masculino por 7 dias. Após, haverá proteção. Neste caso, se houver relação desprotegida antes desse período, considerar risco de gestação (contracepção de emergência e teste de gravidez em 3 semanas).
- Para descarte: após sua remoção, colocar o anel de volta no sachê original, descartando no lixo comum. Não deve ser descartado em vaso sanitário.
- Nos primeiros meses, podem ocorrer sangramentos de adaptação durante o uso dos comprimidos. Esse quadro é geralmente temporário, tende a melhorar com o tempo e não compromete a eficácia do método na prevenção da gravidez. O corpo costuma se adaptar em até 3 a 6 meses, quando a maioria das mulheres passa a apresentar um padrão de sangramento satisfatório. Além disso, podem surgir sintomas leves como náuseas, dor de cabeça ou sensibilidade nas mamas. Em geral, esses sintomas melhoram espontaneamente em até 2 a 3 meses. Caso sejam muito intensos ou persistam, é importante comunicar seu médico assistente.
- Além de prevenir a gravidez de forma eficaz, os contraceptivos hormonais oferecem diversos benefícios para a saúde. Eles podem reduzir as cólicas e o fluxo menstrual, aliviar sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), melhorar a oleosidade da pele e a acne, além de estarem associados a uma diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como de ovário e endométrio.

