Evra® – Etinilestradiol 600 µg (33,9 µg/dia) + Norelgestromina 6 mg (203 µg/dia) – adesivos
Aplicar 01 adesivo por semana, realizando troca no mesmo dia da semana seguinte. Após 3 semanas consecutivas (21 dias), remover o adesivo e fazer uma pausa de 07 dias. Após o término da pausa, aplicar novo adesivo e reiniciar um ciclo de 21 dias.
Orientações para uso:
- Aplicar sobre a pele limpa, seca, sem pelos, sem lesões e sem cremes. Locais recomendados: abdome, parte superior do dorso (costas), nádegas ou parte externa do braço, em locar onde não haverá atrito com roupa justa. Não aplicar sobre as mamas. O adesivo deve estar bem aderido, inclusive nas bordas. Verificar diariamente se está aderido de forma adequada.
- Evite fontes de calor excessivas (ex.: sauna e bolsas térmicas).
- O “Dia de troca” é o mesmo dia da semana no qual o adesivo foi aplicado. Ex.: se o primeiro adesivo foi colocado na segunda-feira, as trocas serão feitas nas segundas-feiras. No Dia de Troca, retirar o antigo e aplicar um novo imediatamente, em local diferente do anterior (rodízio de locais).
- O adesivo não deve ser reaplicado se estiver sem aderência, se estiver com partes coladas entre si ou com outro material em sua superfície colante. Não usar outros materiais (fitas, adesivos ou colas).
- Pode tomar banho, nadar ou praticar exercícios com o adesivo: ele é resistente à água.
- Durante a pausa, é comum ocorrer sangramento semelhante à menstruação. Independente de ocorrer ou não sangramento, um novo adesivo deve ser no “Dia de Troca” após uma semana de pausa. A ausência de sangramento não significa falha do método, especialmente se uso contínuo.
- Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
- Iniciar uso idealmente no primeiro dia de menstruação ou até o 5º dia do ciclo (haverá proteção imediata para gestação). Se iniciar após o 5º dia do ciclo ou se estava em amenorreia (sem menstruar): iniciar e associar preservativo por 7 dias. Após, haverá proteção. Neste caso, se houver relação desprotegida, considerar risco de gestação (contracepção de emergência e teste de gravidez em 3 semanas).
- Se houver descolamento (mesmo que apenas as bordas elevadas):
- Por menos de 1 dia (24h): o adesivo deve ser reaplicado no mesmo local ou substituído por um novo imediatamente. Não há necessidade de usar um contraceptivo adicional. O “Dia de Troca” deve ser o mesmo do planejamento inicial.
- Por mais de 1 dia (24 horas ou mais) ou se não souber desde quando está descolado: a contracepção está prejudicada. Deve ser iniciado um novo ciclo de 4 semanas, com a aplicação de um novo adesivo e um novo “Dia de Troca”. Associar preservativo por 7 dias. Se houve relação sexual sem proteção, há risco de gravidez e uma nova consulta deve ser agendada.
- Caso queira mudar o “Dia de Troca”, isso deve ser feito reduzindo (nunca aumentando) a semana de pausa. Dessa forma, escolha o novo “Dia de Troca” durante a semana da pausa e inicie o novo ciclo de 4 semanas.
- Para descarte do adesivo usado: dobrar ao meio, aderindo as partes entre si (cobrindo a face de liberação hormonal) e descartar no lixo. Não descartar em vaso sanitário.
- Nos primeiros meses, podem ocorrer sangramentos de adaptação durante o uso dos comprimidos. Esse quadro é geralmente temporário, tende a melhorar com o tempo e não compromete a eficácia do método na prevenção da gravidez. O corpo costuma se adaptar em até 3 a 6 meses, quando a maioria das mulheres passa a apresentar um padrão de sangramento satisfatório. Além disso, podem surgir sintomas leves como náuseas, dor de cabeça ou sensibilidade nas mamas. Em geral, esses sintomas melhoram espontaneamente em até 2 a 3 meses. Caso sejam muito intensos ou persistam, é importante comunicar seu médico assistente.
- Além de prevenir a gravidez de forma eficaz, os contraceptivos hormonais oferecem diversos benefícios para a saúde. Eles podem reduzir as cólicas e o fluxo menstrual, aliviar sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), melhorar a oleosidade da pele e a acne, além de estarem associados a uma diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como de ovário e endométrio.

